Cearenses que fazem Brasília

Minha iniciação involuntária no cinema – Pedro Jorge, um cearense que faz.

Meu irmão Antônio Marçal, letrado e estudioso, levou-me várias vezes ao cine Moderno, na Praça do Ferreira, e, algumas vezes, às projeções promovidas pela Associação Cearense de Imprensa.
Meu pai, dono da loja Leão do Sul, recebeu o convite para a inauguração do Cine Teatro São Luiz e passou ao Marçal. Vi a festa da inauguração. O filme era “Anastacia”. Posso dizer que o primeiro filme interessante a que assisti foi “La Stada”, de Federico Fellini, e depois vi “La Dolce Vita”. Gostei daquele estilo de filme. Cinema de vida.
À época, meu interesse era arquitetura. Comecei um movimento entre os colegas de escola que poderiam ter interesse pelo curso e levei o documento ao Senador Paulo Sarasate, que procedeu sua aprovação no Ministério da Educação. Recebemos um telegrama do próprio Senador comunicando a aprovação do curso para a UFC.
Mas eu já havia pensado em Roma. Matriculei-me na Facolta di Architettura della Universita degli Studi di Roma. Algumas disciplinas eram em turma comum com o curso de Cinematografia. Turma empenhada, participante e conhecedora de história. Foi durante a disciplina Architettura Analitica, que tomei a decisão… trocar de curso.
Como trabalhos acadêmicos, fizemos “Velhice e Solidão” (influenciado por Humberto D de Vittorio de Sica), “Violência e Paixão” (influenciado por Rocco e seus Irmãos de Luchi Visconti), mas, na proposição dos trabalhos próprios, o Brasil e o Ceará afloraram: “Chico da Silva”, “Brinquedos e Brincadeiras”, “A Jangada e a Vela” foram realizados.
Os filmes de ficção também já povoavam minha estante do futuro, a começar por “TIGIPIÓ, uma história de amor e honra” (o subtítulo é nosso), enraizado como uma narrativa dramática desde dos meus 14/15 anos, pois foi o primeiro livro não de escola que li. Meu pai havia ganhado um exemplar de uma edição muito simples. O filme tem projeção internacional. Prêmios no Festival de Brasília, Festival Internacional do Rio de Janeiro, Prêmio no Festival de Havana, Festival de Karlovy Vary (Rep. Tcheca) ao lado de Ginger e Fred de F. Felline, Paris Texas de Wim Venders, Ram de Korusava, Mostra de Strarbourg, Mostra Internacional de Taskent (Cazaquistão), Mostra de Verona. São seis prêmios internacionais e críticas consagradoras.
Tomei conhecimento da biografia da personagem principal do “O CALOR DA PELE” durante o lançamento do “Tigipió” no Rio de Janeiro. Assumi compromisso com a família de trocar os nomes das personagens… o resto permaneceu… O filme mereceu críticas e referências elogiosas no Brasil: Um Diamante Lapidado que Veio do Brasil – Itália. Buñuel no interior do Brasil, às vezes não é filme, é pintura – Espanha. Acabamento internacional em produção independente – França. Domínio técnico e harmonia estética – Beijin.
“O SINAL DO NASCIMENTO DE UMA CIDADE” refere-se a uma abordagem sobre Brasília que, já a partir do desembarque do descobridor, subindo a encosta da praia, ele deixa já desenhado o eixo monumental, que é cruzado pelas marcas na areia de um grupo de índios que, dançando, fazem o desenho das asas. Brasília já existia no destino do Brasil desde o seu primeiro dia. Filme convidado para encerramento do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Reconhecimento no Festival de Brasília, no Festival de Ouro Preto. Festival du Cinema de Nantes.
“ALMAS DE CRISTAL”. Roteiro de ficção negociado para uma produção europeia que ganhou o nome de “Almas Perfumadas”.
“PRENDAS DE AMOR”. Roteiro de ficção negociado para uma produção americana, é uma história de amor vivida em um garimpo, ganhou o nome de “Corações à Venda”.
No momento, estamos preparando:
1. Um Raio de Sol Azul no Céu da Amazônia
2. A Identidade de Malú

Documentários

Studenti all Lavoro – 14 min
Mostra dos concludentes dos cursos de Cinematografia: UISS – Roma.
1.Chico da Silva – 14 min
Fortaleza – Melhor filme da I Mostra Nacional do Filme Documentário – Curitiba.
2.Brinquedo Popular do Nordeste – 22 min
Melhor filme do X Festival de Brasília do Cinema. Integra acervo do Museu do Homem em Paris.
3.Em Memória de Dona Maria I – 14 min
Convidado para a sessão de encerramento do 23º Festival de Brasília.
Convidado para o Delfos Film Festival – Grécia – Menção honrosa.
4.Boca de Forno – 14 min
Adquirido pela cinemateca Shell – filme sobre meio ambiente.
5.De Sol a Sol – 25 min
Produção agropecuária em minifúndio no Brasil. Integra acervo FAO Roma.
6.O Homem que Ensinou a Voar – 22 min
Depoimento de Mame Tissandier, comadre de Santos Dumont e Alberto Tissandier, afilhado de Santos Dumont sobre sua vida, seus hábitos, costumes e seus feitos e inventos na França. Mostra dos 100 anos do 14-bis.
7. Artista da Fome –
Exercício de âmbito acadêmico da transmutação do conto “Um Artista da Fome”, do escritor Franz Kafka, para o cinema, realizado pelos estudantes de cinema da disciplina Literatura e Cinema da Universidade de Brasília, conduzido pelo Professor Doutor Pedro Jorge de Castro.
8. O Romanço do Dinossauro –
Durante o acompanhamento videográfico da expedição científica do paleontólogo Giuseppe Leonardo ao Vale dos Dinossauros em Sousa, na Paraíba, foi realizado paralelemente o registro cultural do entendimento que as pessoas do local tinham daquele fato científico. A ciência é traduzida pelas manifestações da cultura popular, esse é seu modo de interpretar os fatos.
9. Mario Fontenelle, o Homem que Marcou o Lugar
Vida e obra do fotógrafo que registrou cotidianamente a construção de Brasília desde o marco zero, ponto inicial do desenho da cidade no chão, até a cerimônia da inauguração. Mostra do aniversário do Presidente Juscelino em Diamantina.
10. Rendeiras do Nordeste – Roteiro e Direção: Ipojuca Pontes
Diretor de produção: Pedro Jorge de Castro

Programas de TV exibidos em rede nacional

1. Césio 137 – Contaminação radioativa. Goiânia, a cidade condenada.

2. O Pensamento da Ciência – SBPC.

3. Os Inventores – Motivos, invenções e resultados.

4. O Dinheiro e a Moeda – História e evolução.

5. A Didática do Aprender Fazendo – Fábricas-Escola.

6. A Jangada, o Vento e a Vela – Um projeto de embarcação perfeita.

7. Projeto SACI – As lições por satélite no Brasil inteiro.

8. O Bandeirante Voador – A indústria aeronáutica brasileira.

9. O Sacrifício da Fé – Os penitentes de Juazeiro do Norte.

10. O Espaço Perdido – Modificações no espaço urbano brasileiro a partir da proliferação do automóvel nas cidades.

Brasília Um Sonho de Três Séculos –

Série de cinco capítulos apresentada em rede nacional de TV, alusiva aos 50 anos de Brasília, com gravações em Tordesilhas, Madri, Lisboa, Rio de Janeiro Belo Horizonte e Brasília.
Repercussões em Portugal, Espanha, França e China (Shangai).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *