Primeira Página

Em “A Arte de Beber”, uma de suas interessantes obras sobre etiqueta social, boas maneiras e bem viver, Marcelino de Carvalho estabeleceu:
Antes de mais nada, quero que fique bem claro que não tenho preconceito algum contra a água. Acho-a até indispensável. Que seria do mundo sem mares e rios, sem lagos ou estreitos? Coisa alguma mais agradável do que uma longa viagem transatlântica e mesmo uma pescaria à margem de um rio piscoso? Chuva é coisa necessária e um belo banho é uma delícia.
Dito isso, vamos abrir o volume sétimo da “Concisa Enciclopédia de Gastronomia The Wine and Food Society”, editada sob a orientação de André Simon. Na letra W, encontramos algumas palavras sobre a água. Vamos resumi-las: a água tem a fórmula química H2O; ela é necessária para os peixes que nadam no mar, os pássaros que voam no ar, os animais nos campos ou na jângal, bem como para as plantas e árvores nos prados e nos bosques; há também povos que bebem água por necessidade ou prazer e há diferentes espécies de águas, umas ruins, outras quase inofensivas.
A água nunca deve ter cor ou cheiro, mas tem quase sempre um gosto, segundo as matérias orgânicas que contém, sendo algumas culfurosas, outras gasosas e algumas recomendadas para este ou aquele tratamento de saúde.
Água destilada ou fervida nem sempre faz mal, mas o gosto é agradável ao possível; dividem-se as águas em águas duras e águas moles; as primeiras são as que contêm minerais de diferentes qualidades.
Quando essas águas não contêm mais do que oito a dez gramas de matéria sólida por galão, são consideradas aceitáveis; caso contrário, devem ser amolecidas previamente.
Termina a nota sobre o assunto, dizendo que com as águas duras se conseguem as melhores cervejas claras e com as águas moles a melhor cerveja preta.
Acho bom não acrescentar nenhum comentário às palavras acimas. Quero somente contar uma história, que li há tempos, em um livro chamado “Os Dias do Homem”, do Dr. Besançon. Conta ele que um dia lhe entrou um cliente, que foi logo dizendo que não fumava, nem bebia.
E olhe, Doutor, que, mesmo água, só bebo quando mineral. E o Sr., que bebe, Doutor?
E o médico respondeu calmamente: Meu amigo, desde que me conheço por gente, só tenho bebido água vegetal e vou me dando muito bem com esse sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *