Primeira Página

SORTIMENTO DE PERSONAGENS

Roland Schmit, por muitos anos cônsul de Luxemburgo na orla oeste, pediu vênia para voltar ao torrão, porém não desfez a casa, aos pés das dunas cumbucanas.

Está sempre por aqui, e em chegando agora, logo procurou o Fornetto, novo point de sua turma, onde figuram Tim Corrêa, Paulo Sérgio e o repórter.

Telefonei pro Vicente Alencar, saber qual trajo é solicitado para a noite condecorativa da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, oportunidade em que receberei, com outros confreiros, a Medalha Augusto Borges, o prezado me respondeu que será esporte fino, que então entendi ser blusa de manga comprida e calça jeans, com direito a embanhado, e assim comparecerei ao Palácio da Luz.

Só agora pude ter a certeza de que o jornalista Rodolfo Fernandes partiu desta pra muito melhor, o conheci num fim de semana em Fernando de Noronha, onde ambos fomos hóspedes do Fernando César Mesquita, na Residência Oficial, e soube depois que ele havia se manifestado a Lustosa da Costa que “aquele teu amigo do Ceará é um grande papo.”

Esta pertence ao inigualável Fernando Pessoa: Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

Quando comecei a enxugar umas e outras, e ainda era menor de idade, fui introduzido ao Buchanan’s, que era o uísque favorito daquele que logo apontei como o homem mais elegante do Ceará, Manoel Gentil Porto, que usava casaca nos bailes do Ideal.

Alguns anos depois, descobri que grandes bebedores não apreciavam essa marca de uísque escocês, por ser considerada licorosa, ou melhor dizendo, um tanto doce.

Minha inabalável amiga Lurdes Gentil, nos áureos tempos da primeira juventude, era a grande atração da roda, e dava gosto vê-la entrar a sudoeste do Ideal, nas noites de sábados e domingos, para cartear, ou, simplesmente, “peruar” o marido Luiz, um dos grandes craques que conheci no pano verde.

Lurdinha, como a tratávamos, foi apelidada de Santinha, por um componente da roda com laivos de intelectual, todavia, ela nunca se manifestou se apreciava ou não este apelido.

Guardei na retina e naturalmente na memória, a chegada de José Alcy Siqueira, ao final das tardes de domingo, para assistir à missa, após estacionar o seu carro, que era o Cadillac de placa 1.

Esse meu amigo, tido como o melhor partido da cidade, teve um namoro com a Miss Brasil Terezinha Morango, e quase subiu ao altar com a Wanda Queiroz, irmã e colaboradora do Edson.

Acabou casando com uma médica formada, Vilany, que lhe deu três filhos. Jalcy, faz muitos anos, está morto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *