Primeira Página

CAPITAL DA CATALUNHA SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PRO BRASILEIRO DE LÁ

Da coluna Cultura & Comportamento, de O Estado de S. Paulo, notário público Cláudio Narcélio Miranda Bezerra pinçou material seguinte sobre o meu torrão, por opção e amor.

Selecionamos dez programas para fazer na cidade, ao longo de quatro dias.
Barcelona é um destino único. É difícil comparar a segunda maior cidade da Espanha com qualquer outra metrópole.
Sua arquitetura é moldada pelas curvas e cores do mestre do Modernismo Antoni Gaudí, com suas casas que mais parecem esculturas, ao mesmo tempo que convive harmoniosamente com ruelas sisudas e igrejas que remetem a cidades medievais.
Nas ruas, a boemia dos bares, as praias badaladas e os muitos parques seduzem rapidamente quem chega. E como não se impressionar com a Sagrada Família? A exuberância da expressão máxima da genialidade de Gaudí faz você ter certeza de que está em uma cidade muito peculiar.
Foi assim que me senti em minha primeira viagem a Barcelona, em agosto, um dos meses mais quentes do verão espanhol.
Há muito o que ver e o que fazer na cidade de 4,8 milhões de habitantes.
Além do espanhol, as crianças aprendem nas escolas públicas a língua oficial da Catalunha, o catalão.
O desejo de se tornar uma nação independente ainda é forte e até mesmo palpável: é comum ver bandeiras da Catalunha (com suas cores amarela, vermelha e azul) nas janelas e sacadas dos prédios de Barcelona.
A cidade e seu povo têm personalidade forte, e isso se reflete na arquitetura, na gastronomia e até mesmo na devoção pelo futebol do Barcelona, o time estrelado, que tem casa na cidade, o lendário Camp Nou.
Fiquei quatro dias em Barcelona. Há quem diga que esse é o tempo mínimo para ter uma ideia geral da metrópole.
A cidade tem um excelente sistema de transporte público, conta com um metrô eficiente, que oferece mais de 180 estações para você conseguir desbravar a cidade sem precisar de carro.
Se gosta de andar a pé ou de bike, também vai encontrar diversas vias para pedestres e ciclovias, um alento para os turistas.
Listamos dez atrações imperdíveis para quem visita Barcelona pela primeira vez – e também conselhos do que não fazer na cidade.
É um roteiro possível, que certamente vai deixar um gostinho de quero mais, para você planejar uma segunda viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *